Page tree

  

Para determinar se um conjunto de referências é útil para ser adotado ou servir como ponto de partida de uma adaptação, há uma série de parâmetros que podem ser usados para determinar se um conjunto de referências é adequado para o propósito ou os requisitos da organização desenvolvedora. O diagrama seguinte ilustra alguns dos aspectos centrais que precisam ser abordados ao avaliar um conjunto de referências existente. 

 

Figura 6.2.1.2-1: Explorando conjuntos de referências existentes

Comparando parâmetros básicos

Primeiramente, os parâmetros básicos do conjunto de referências existente devem ser comparados com as demandas relacionadas ao uso do novo conjunto de referências. A seguinte tabela fornece um panorama de alguns dos parâmetros básicos que devem ser abordados ao começar a avaliar um conjunto de referências existente. Após abordar esses parâmetros básicos, será possível determinar se um conjunto de referências existente é suficiente para inspeção adicional, ou se ele deveria ser rejeitado como fonte potencial para um novo conjunto de referências.

Tabela 6.2.1.2-1: Panorama dos parâmetros básicos de conjuntos de referências relevantes para avaliar conjuntos de referências

Parâmetro

Descrição

Tipo de  conjunto de referências

Deve ser avaliado se a funcionalidade do conjunto de referências existente também atende os requisitos de funcionalidade da respectiva organização.

Número de membrosOs números de membros do conjunto de referências existente deve ser comparado ao número requerido de membros do novo conjunto de referências.  Por exemplo, um conjunto de referências representando um subconjunto muito grande de componentes pode ser rejeitado se a necessidade é de um subconjunto para capturar as categorias gerais (locais do corpo) de informações colecionadas durante um exame físico.

Conteúdo de extensão incluído

Deve ser avaliado se o conjunto de referências existente é dependente de alguma outra Edição que não a Edição Internacional. E, caso sim, se o conjunto de referências só pode ser adotado se esse pertencer a uma Extensão da qual a organização desenvolvedora também depende. 

Cobertura da hierarquia

Deve ser avaliado se os componentes referenciados no conjunto de referências existente representam conceitos dentro de hierarquias requeridas para o novo conjunto de referências. Por exemplo, um conjunto de referências existente deve ser rejeitado se ele se refere a conceitos dentro da hierarquia de |procedimento| e o novo conjunto de referências deve ser usado para registrar resultados de avaliação, isto é, conceitos/descrições de conceitos de |achados clínicos|.

 











Inspecionando o Conteúdo do Conjunto de Referências

Após comparar os parâmetros mais básicos também é importante especificar o conteúdo do conjunto de referências existente para determinar a sua adequação para preencher os requisitos de uma organização. A tabela seguinte fornece um panorama dos parâmetros típicos a serem inspecionados ao avaliar o conteúdo de um conjunto de referências existente.

Tabela 6.2.1.2-2: Panorama dos aspectos típicos que devem ser inspecionados ao avaliar um conjunto de referências existente

Parâmetro

Descrição

Falsos positivos

Avaliar se algum dos componentes referenciados pelo conjunto de referências existentes é inapropriado para o contexto do novo conjunto de referências e deve, portanto, ser excluído.

Nível de especificidadeAvaliar se os componentes referenciados no conjunto de referências existente são de um nível de especificidade suficiente, por exemplo, avaliando se conceitos são muito granulares ou pouco granulares para preencher os requisitos estabelecidos para o conjunto de referências. 
“Estranheza” de qualquer tipoAvaliar se a cobertura do conjunto de referências existente atende expectativas imediatas. Pode haver anômalos ou conteúdo de outras hierarquias que não o domínio primário para esse conjunto de referências, o que parece estranho e portanto, precisa ser excluído. 
Falsos negativos


Inspecionar para descobrir o que é desejável incluir, mas provavelmente está ausente no conjunto de referências existente. Por exemplo, pode haver requisitos que refletem necessidades ou práticas locais e que não se espera que estejam incluídas em conjuntos de referências desenvolvidos por outra organização ou em outro contexto. 
Casos marginais

Buscar ‘casos marginais’ presentes quando necessários, ausentes quando necessário

Feedback
  • No labels