Uma responsabilidade básica de um NRC is é tornar a Edição Internacional do SNOMED CT e/ou a Extensão Nacional do SNOMED CT disponível aos Afiliados.

Todo NRC deve portanto ser capaz de oferecer orientação sobre o acesso ao SNOMED CT, controle de versões e gerenciamento. Além disso, um NRC deve ser capaz de oferecer orientação a usuários sobre serviços de terminologia que são oferecidos pelo NRC, e no uso de desenvolvimentos nacionais do SNOMED CT, tais como extensões nacionais, conjuntos de referências, etc.

A SNOMED International mantém e distribui conteúdo e derivados compartilhados1 que fornecem a fundação do SNOMED CT. Isso é chamado de Edição Internacional do SNOMED CT.

O SNOMED CT é distribuído como conjuntos de arquivos contendo componentes de terminologia e derivados. Eles contêm os dados básicos necessários para implementar o SNOMED CT em vários modos em formatos neutros de tecnologia. O formato, conteúdo e nomes dos arquivos distribuídos se conformam às especificações e diretrizes do SNOMED CT publicadas na Seção 5 do Guia de Implementação Técnica (http://snomed.org/tig).

Componentes representam o conteúdo da terminologia.

A representação padrão de conteúdo do SNOMED CT é como três arquivos inter-relacionados. O arquivo de Conceitos contém identificadores únicos para ideias clínicas, o arquivo de Descrições vincula termos inteligíveis aos conceitos identificados e o arquivo de Relações representa associações entre conceitos identificados.

Derivados facilitam o uso efetivo da terminologia.

A representação padrão do SNOMED CT para derivados é um formato de arquivo consistente, porém flexível, conhecido como formato de conjunto de Referências. Conjuntos de referências podem ser usados para uma ampla gama de propósitos, incluindo subconjuntos, preferências de idioma, listas ordenadas, hierarquias, anotações e mapeamentos de ou para outras terminologias, classificações e sistemas de codificação.

Acesso a arquivos de edições do SNOMED CT:

Membros da SNOMED International e Afiliados fora de Países Membros acessam os arquivos de edição através dos Serviços de Licenciamento e Distribuição do SNOMED CT da SNOMED International (MLDS).

Todos os arquivos distribuídos pelos membros são disponíveis na página de produto "SNOMED CT International Edition" no MLDS, e podem ser acessados em https://mlds.ihtsdotools.org/#/ihtsdoReleases/ihtsdoRelease/167

Acesso e informação sobre o MLDS podem ser encontrados em https://mlds.ihtsdotools.org.

A SNOMED International oferece um guia sobre como usar arquivos de edição do SNOMED CT, e esse guia é útil para obter conhecimento sobre o conteúdo dos arquivos de edição do SNOMED CT e um entendimento sobre como os dados nos arquivos de edição auxiliam os muitos usos do SNOMED CT.

Orientação sobre como usar arquivos de edição do SNOMED CT podem ser encontradas no Guia de Implementação Técnica http://snomed.org/tig.

Ciclo de Vida da Edição

A SNOMED International faz atualizações regulares da Edição Internacional do SNOMED CT. O SNOMED CT é atualizado semestralmente no último dia de janeiro e de julho de cada ano. Embora mudanças neste cronograma sejam possíveis no futuro, esse ciclo de edição é mantido regularmente desde 2002. De maneira semelhante, Membros e Afiliados que mantêm extensões devem regularmente publicar versões atualizadas das suas Extensões.

Todo ciclo de lançamento do SNOMED CT segue um certo padrão, com o qual é importante que os NRCs se familiarizem, uma vez que este ciclo reflete os períodos nos quais um NRC deve estar preparado para conduzir avaliações da Edição Internacional e harmonizar a nova versão com os desenvolvimentos nacionais existentes.

Figura 9: Uma Edição Nacional do SNOMED CT deve estar alinhada com a  Edição Internacional do SNOMED CT e incluir tempo para harmonização.


Edição Beta

Aproximadamente dois meses antes de cada nova versão pública da Edição Internacional do SNOMED CT, uma Edição Beta é disponibilizada aos membros (NRCs). Embora a  SNOMED International execute um processo minucioso de controle de qualidade em cada Edição Internacional, a Edição Beta oferece uma oportunidade para que partes interessadas executem um controle de qualidade independente dos arquivos e deem feedback à SNOMED International antes da distribuição da edição final. É esperado que NRCs elaborem um relatório escrito sobre quaisquer problemas encontrados, que será respondido formalmente pela SNOMED International.

A Edição Beta deve ser usada apenas para controle de qualidade pelos Membros. Ela não deve ser distribuída a Afiliados Licenciados ou quaisquer outras terceiras partes sem a permissão da SNOMED International.

Exemplos de testes de controle de qualidade aplicados à edições do SNOMED CT:

  • Controle de qualidade técnico padrão - consultas de bases de dado SQL

  • Teste da integridade técnica dos arquivos

  • Testes de carregamento – carregando dados em um esquema

  • Garantia de integridade dos arquivos da edição

  • Detecção de falhas de integridade nos arquivos

  • Log (Registro) de teste de aceitação - habilidade de auditar o processo de edição

Embora a  SNOMED International empreenda esses testes, um NRC pode decidir replicá-los ou estender alguns desses testes em seus próprios ambientes técnicos para um controle de qualidade adicional.

Edição dos Membros

Alterações regulares do SNOMED CT são necessárias a fim de satisfazer necessidades e demandas dos usuários e aprimorar a qualidade do SNOMED CT. Um NRC deve estar ciente de qualquer alteração do SNOMED CT pode ter impacto sobre extensões e orientações nacionais. Portanto, toda edição exige harmonização para garantir que todas as extensões nacionais permanecem alinhadas com a Edição Internacional. Para acomodar esta necessidade de harmonização, os membros obtêm acesso a cada Edição Internacional um mês antes da publicação oficial da Edição Internacional do SNOMED CT. O propósito desta Edição dos Membros é permitir que os NRCs harmonizem seus desenvolvimentos nacionais com a Edição Internacional antes da publicação oficial.

Se componentes do SNOMED CT (conceitos, descrições ou relacionamentos) forem adicionados ou desativados, é necessária uma avaliação de como essas alterações afetam uma Extensão Nacional e ajustes aos desenvolvimentos nacionais podem ser necessários. Por exemplo:

  • Conceitos adicionais podem exigir tradução e também podem ser candidatos à adição a conjuntos de referências nacionais.

  • Conceitos desativados que são membros de um conjunto de referências nacionais podem precisar ser substituídos por um conceito ativo apropriado.

Arquivos da edição

A cada edição do SNOMED CT três tipos diferentes de arquivo da edição são disponibilizados:

  • Edição Completa: contendo a história completa de cada componente

  • Edição “Snapshot”: contendo o estado atual de cada componente

  • Edição Delta: contendo apenas as adições e alterações desde a edição anterior

A Edição Internacional é disponibilizada em todas as três versões. Entretanto, como a Snapshot e a Delta podem ser geradas a partir da Edição Completa, a especificação só exige que organizações que mantêm Extensões disponibilizem uma Edição Completa de sua Extensão.

Orientação sobre a importação dos diferentes tipos de edição pode ser encontrada na seguinte seção do Guia de Implementação Técnica:http://snomed.org/tig.



Footnotes
Ref
Notes
1 Um Derivado do SNOMED CT é um documento, subconjunto, conjunto de mapas ou outro recurso que consiste de, inclui referência ou é derivado de um ou mais componente do SNOMED CT. A representação padrão processável por computador para a maioria dos tipos de derivados do SNOMED CT é um conjunto de referências.


Feedback